
As dores crônicas de coluna como por exemplo as dores lombares constituem uma das queixas mais relatadas pela população adulta, gerando incapacidade e redução da funcionalidade do dia-a-dia. De acordo com a classificação Internacional de comprometimentos, Incapacidades e Deficiências da Organização Mundial de Saúde a lombalgia é um comprometimento que apresenta perda ou anormalidade da estrutura da coluna lombar, a lombalgia pode evidenciar síndromes de uso excessivo, compressivas ou posturais, relacionadas a desequilíbrios musculares, fraqueza muscular, diminuição na amplitude ou na coordenação de movimentos.
Na utilização do laser, temos a técnica de laserpuntura combinou o laser com a acupuntura para substituir a agulha, a moxa e o magneto, dessa forma, a radiação com laser nos pontos de acupuntura têm um efeito de terapia energética, desde o surgimento da técnica, vários estudos vêm sendo realizados para comprovar sua eficácia, desde pesquisas experimentais a aplicações clínicas e grande parte se refere ao controle da dor.
Um estudo controlado numa amostra de 43 crianças com cefaleias do tipo migrânea e tensional, os autores concluíram que a acupuntura a laser foi eficaz na redução de dor. a laserpuntura vem se tornando uma técnica eficaz nos quadros álgicos dentre elas a lombalgia crônica, sendo um método alternativo no tratamento desses quadros, favorecendo a redução da ingestão de fármacos analgésicos.
Instagram: acupunturafhernandomoreira
